Maior porcentagem é mais nociva a motores de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e geradores, e pode ocasionar o travamento de bombas com maior frequência.
Está em validade em todo o território nacional, desde o início de abril, a nova porcentagem de mistura de biodiesel no óleo diesel, que passou de 10% para 12%. No entanto, além do aumento do valor do combustível, essa maior porcentagem vai exigir do consumidor um maior cuidado com o armazenamento do Óleo Diesel, já que a maior quantidade de biodiesel é mais nociva aos motores de caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e geradores.
Quando a manutenção dos tanques de combustível não é feita adequadamente, ou quando o Óleo Diesel fica muito tempo parado, o alto percentual de biodiesel, que é um composto orgânico, provoca o aumento da formação de borra microbiana. É importante ressaltar que a formação de borra não tem a ver com a qualidade do Óleo Diesel, já que ela é ocasionada pelo Biodiesel presente na mistura, que é uma obrigatoriedade imposta pela ANP. Essa borra, quando não há a manutenção preventiva adequada, vai acabar provocando o entupimento de filtros, além de deterioração de forma precoce de outras peças metálicas.
Por todos esses fatores e para evitar transtornos, principalmente aos agricultores, relembramos a importância, em primeiro lugar, da qualidade dos tanques onde você armazena seu combustível. A qualidade do tanque influencia diretamente na manutenção das características do combustível armazenado. Tão importante quanto a qualidade do tanque é manter a sua manutenção em dia, fazendo sua devida limpeza e drenagem de forma periódica. A drenagem elimina resquícios de água e impurezas que se acumulam junto do combustível dentro dos tanques.
Entretanto, nem todos os tanques são preparados para uma drenagem, ou ficam alocados em espaços que não permitem esse procedimento. Nos tanques instalados em local de difícil acesso e espaço restrito, não é possível realizar a drenagem, a solução adequada nesses casos é a utilização do otimizador de combustível, que atua nas moléculas de água, reduzindo a fonte de alimentos das bactérias e assim eliminando a borra microbiana. Importante ressaltar que uso desses aditivos que reduzem a formação da borra microbiana não impactam no poder de queima do Óleo Diesel. Para saber mais sobre todas essas soluções, fale com nossa equipe comercial. Recomendamos a utilização de otimizadores de forma contínua para o tratamento do seu Óleo Diesel.
Para os próximos anos, o Conselho Nacional de Política Energética já aprovou o aumento gradual do percentual de biodiesel, correspondendo a 13% em 2024, 14% em 2025 e 15% em 2026.
A Serra Diesel trabalha com soluções completas em Óleo Diesel e Arla 32 a domicílio no RS, SC e PR, com atendimento diferenciado e logística eficiente.
Central de Vendas: 0800 1818 800 ou (54) 3287.1801.
Serra Diesel informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.